As operações de transplante de cabelo têm uma história de mais de 50 anos. Atualmente com o desenvolvimento de novas tecnologias nos últimos 15 anos, o transplante de cabelo tornou-se uma operação estética rápida e prática e é preferido por muitas pessoas. Como é feito o transplante capilar? Aqui estão as respostas…
Transplante de cabelo é o processo de transferência dos folículos capilares (enxertos) retirados da área acima da nuca e entre as duas orelhas, que possuem uma característica genética considerada saudável (que não tem calvície) para a área onde ocorre a calvície. O principal objetivo da operação é usar a área encontrada onde possui cabelos saudáveis e densos, e fechar a área sem cabelos. Em alguns casos em que a perda de cabelo é excessiva, as raízes do cabelo também podem ser retiradas da região da barba e transplantadas para a região da cabeça.
A resposta à pergunta de como fazer o transplante de cabelo pode variar de acordo com o método aplicado. Em geral, a área da cabeça é anestesiada com anestesia local. As raízes capilares da área anestesiada são tiradas uma a uma com micro instrumentos e plantadas na área não calva. A estrutura capilar de cada paciente é diferente, portanto, o planejamento deve ser elaborado pela equipe de especialistas individualmente.
O transplante de cabelo é uma operação muito delicada. Os folículos capilares devem ser removidos da área doadora e colocados nos canais abertos na área onde o implante capilar será realizado. Ao colocar os folículos capilares nos canais, é importante ajustar bem os ângulos e as direções. Caso contrário, o cabelo crescerá na direção vertical ou oposta e a aparência natural desejada não poderá ser alcançada.
Outro ponto importante a ser considerado no transplante de cabelo é não danificar os folículos capilares. Se a raiz do cabelo transplantado estiver danificada, o cabelo poderá não crescer. Isso causará uma grande decepção para o paciente que foi submetido à cirurgia.